07 março 2022

Procon Natal realiza mutirão para negociar dívidas de natalenses com instituições financeiras

Mutirão de negociação teve início nesta segunda-feira (7) e se estenderá até o final do mês. (Foto: Valdeci Oliveira/Secom)

O consumidor natalense ganha uma excelente oportunidade para negociar suas dívidas com instituições financeiras. O Instituto de proteção e Defesa do Consumidor – Procon Natal, realiza, de 7 a 31 deste mês, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos – Febraban, Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, e Associação Brasileira de Procons – Procon Brasil, um mutirão para facilitar e viabilizar os acordos.

As dívidas poderão ser negociadas diretamente com as instituições, pela plataforma de mediação de conflito https://www.consumidor.gov.br, que conta com a participação de 160 instituições financeiras.

O mutirão promovido pelo Procon Natal é uma forma direta para negociação de débitos contraídos em nome de pessoa física que estiverem em atraso, em bancos ou financeiras. Importante salientar que o consumidor não poderá negociar no mutirão, dívidas de bens e garantias, ou seja, financiamentos de veículos e imóveis.

Para realizar o processo de negociação online o consumidor deve: registrar sua reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, o estabelecimento tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final. Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a oportunidade de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como “Resolvida ou Não Resolvida”, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

Após esse procedimento a empresa deverá acompanhar diariamente as reclamações recebidas por meio do site e respondê-las em até 10 dias uteis. O tempo de resposta será contado a partir do registro da reclamação pelo consumidor. Durante este período, é possível que a empresa solicite informações complementares. Isso pode ocorrer nos casos em que algum dado relevante para o tratamento da reclamação não houver sido prestado.

Caso a reclamação não seja resolvida na plataforma consumidor.gov, o consumidor poderá recorrer diretamente ao atendimento presencial no Procon Natal, marcando previamente o agendamento pelos canias de atendimento do órgão como: WhatsApp (84) 98870-3865 ou no endereço eletrônico proconnatal@natal.gov.br, para uma ação administrativa com a empresa.

Além disto, o Procon Natal divulga a plataforma de Educação Financeira “meu bolso em dia FEBRABAN”, que é um importante instrumento de orientação ao consumidor para prevenção do endividamento, e também exibe o índice de Saúde Financeira do Brasileiro. A ferramenta é disponibilizada no site https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira, totalmente aberto e gratuito.



*Por: Secom

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