01 novembro 2021

Novo estudo divulgado na The Lancet, revela que resposta imunológica da CoronaVac contra a COVID-19 permanece ativa por um ano

Estudo realizado por cientistas chineses foi divulgado pela revista científica The Lancet e demostrou que a resposta imunológica da CoronaVac contra a COVID-19 se manteve ativa por um ano. (Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

A vacina CoronaVac da farmacêutica chinesa Sinovac e que é produzida pelo Instituto Butantan no Brasil, além de produzir com rapidez uma resposta imunológica contra a COVID-19, essa resposta permanece ativa por um ano, segundo novo estudo divulgado nesta segunda-feira (1º) na revista científica The Lancet.

O novo estudo foi realizado por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e da Universidade Médica Capital, em Pequim, com 150 voluntários com idades entre 18 e 59 anos imunizados com as duas doses da CoronaVac com um intervalo de 14 dias.

Uma amostra de sangue dos voluntários foi colhida pelos cientistas antes da aplicação da primeira dose, para a verificação da evolução imunológica dos voluntários no período de um, três, seis e doze meses após a aplicação da segunda dose. De acordo com o estudo, após um mês da aplicação da primeira dose, a taxa de soropositividade dos anticorpos de ligação, responsável por alertar o sistema imunológico sobre a presença de um patógeno, atingiu 99%, enquanto o índice de soroconversão de anticorpos neutralizantes, que são responsáveis por defender o corpo de organismos invasores que causam as doenças, atingiu 50%.

O estudo apontou ainda, que após completarem o esquema vacinal (as duas doses) entre o terceiro e o décimo segundo mês, os anticorpos provocados pela vacina ainda eram detectáveis, apesar de uma pequena redução desses anticorpos.

Além do estudo provar a persistência da resposta imune do CoronaVac contra o coronavírus, o estudo revelou também a presença de células T (com funções imunológicas de efetuação de respostas antivirais) de memória CD4 + e CD8 + específicas para o vírus SARS-CoV-2 durante o período estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br