Lula está em Paris e será recebido pelo presidente Emmanuel Macron. (Foto: Reuters) |
Nesta quarta-feira (17) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a corrida presidencial de 2022, será recebido pelo presidente francês Emmanuel Macron. O encontro foi confirmado por Lula, que desembarcou em Paris, após passar por Berlim e Bruxelas.
Macron, que é desafeto do presidente Jair Bolsonaro, buscará um realinhamento com o Brasil, caso a vitória de Lula se confirme nas urnas ano que vem. A relação Brasil e França azedou desde o ingresso de Bolsonaro na presidência brasileira, inclusive com diversos ataques do presidente brasileiro contra o francês.
Em resposta aos ataques, Macron se tornou uma pedra no sapato de Bolsonaro, especialmente no embate ambiental. Macron foi contrário à assinatura do acordo entre o Mercosul com a União Europeia, o francês colocou o desmatamento da Amazônia como empecilho para o bloco fechar acordo comercial com os países membros do Mercosul.
O anúncio do encontro entre Macron e Lula repercutiu no Brasil e é visto como mais uma provocação do presidente francês, que está em campanha de reeleição, contra Bolsonaro que atualmente está passeando por países do Oriente Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário