09 agosto 2021

Militares posicionam tanques de guerra para desfile em dia de votação da PEC do voto impresso

Na manhã desta terça-feira (10), a Marinha do Brasil em conjunto com as demais Forças Armadas (Exército e Aeronáutica) realizarão um desfile pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com tanques de guerra e armas em punho.

O desfile é visto como um tipo de intimidação à Câmara dos Deputados, que deve votar no mesmo dia a PEC do voto impresso, sistema defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores, após discursos e ataques do presidente contra o sistema de urnas eletrônicas, que vigora no país desde 1996 e é modelo internacional como um sistema ágil e sem fraudes.

Porém, desde que começou a perder força e se viu ameaçado pela liderança do ex-presidente Lula (PT) em diversas pesquisas de intenções de voto sobre o pleito de 2022, Bolsonaro incluiu em sua agenda diversos ataques contra o sistema eleitoral utilizado por ele para chegar ao poder, afirmando sem apresentar provas, que o pleito em que ele foi eleito presidente foi fraudado.

Bolsonaro, então passou a ameaçar as eleições de 2022, afirmando que não haveria o pleito caso o voto das urnas não sejam impressos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já desmentiu diversas falas do presidente sobre o sistema eleitoral das urnas eletrônicas, mesmo assim, Bolsonaro insiste em atacar as instituições, inclusive com ataques direto ao presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso.

A PEC do voto impresso, não passou na Comissão Especial da Câmara dos Deputados na última semana, mesmo reprovado, o presidente Arthur Lira (PP-AL), decidiu levar a questão para votação em plenário, o que está previsto para esta terça-feira, mesmo dia escolhido pelas Forças Armadas para o desfile.

Em nota divulgada pela Marinha, o desfile seria uma iniciativa que integra a Operação Formosa, um treinamento militar ocorrido pela primeira vez em 1988 e que perdura até os dias atuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br