15 junho 2021

Escola centenária de Afonso Bezerra recebe sua primeira grande reforma

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1,9 milhão de reais na reforma da Escola Estadual José Avelino através do Governo Cidadão. (Foto: João Vital/Governo Cidadão)

Onde antes havia uma área de chão batido e sem serventia, hoje há uma quadra de esportes coberta, com arquibancada e bem iluminada, pronta para ser palco de saques e gols. O cômodo único onde se espremiam um arquivo, uma biblioteca e ainda uma sala de aula, agora serve apenas aos livros, bem enfileirados em estantes de aço. 

Estas são algumas das mudanças significativas que o Governo do RN promoveu, via Governo Cidadão, na centenária Escola Estadual José Avelino, no município de Afonso Bezerra, região Assú/Central do estado. Nesta sexta-feira (11), o secretário de Gestão de Projetos de Metas do Governo do RN, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão, fez uma vistoria no prédio que recebeu R$ 1,9 milhão em reformas, ampliações e equipamentos. “A gestão da professora Fátima Bezerra tem este olhar com a Educação. Pelo Governo Cidadão, estamos transformando 40 escolas como esta em todo o Rio Grande do Norte, proporcionando novos horizontes para milhares de alunos, o que é muito gratificante”, disse Mineiro.

Assim que o retorno às aulas presenciais for possível, após a pandemia, os 134 alunos das séries iniciais – 1º ao 5º ano – terão de volta o ensino integral das 7h30 às 16h40 com desjejum, almoço, lanches, banho, descanso, aulas e prática esportiva. Só que, a partir de agora, em um espaço físico adequado ao ensino. “Foi uma reforma completa; o que já havia de paredes, praticamente foi ao chão e novas alas foram construídas nesta que foi a nossa primeira grande reforma em 101 anos”, confessa a jovem diretora Camila Avelino. "É um sonho realizado de toda a comunidade. A escola, antes, com apenas quatro salas, sem quadra, nem ar condicionado, sem acessibilidade, era motivo de orgulho de todos. Agora, então, teremos mais motivos de alegria e iremos ainda mais longe!”, planeja. 

Margarida Maria Dantas, mais conhecida como Nina, uma das trabalhadoras da cozinha da escola, “merendeira a vida inteira”, como diz, contou que as crianças a abordam quando ela passa na rua, se dizendo saudosas de suas receitas gostosas e fartas em seus pratos. Os alunos e alunas também lhe confidenciam sobre a ansiedade de poderem ao menos conferir a nova escola que o Governo do RN lhes proporcionou. A cozinha é um dos espaços que foi totalmente renovado no colégio. Além das adaptações físicas para atender normas sanitárias, foram adquiridos utensílios de cozinha industrial para dar conta da fome da meninada.

Cinco salas de aulas, biblioteca, sala multifuncional, laboratório, estacionamento, bicicletário, cozinha com copa suja e limpa e câmara fria, banheiros adequados para banhos, sala de professores e secretaria agora estão prontos para funcionar plenamente na unidade escolar. 

Dirigente da 8ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), a professora Marileide Matias acompanhou a visita e reconheceu “o esforço do Governo pelo melhoramento do colégio e de Fernando Mineiro ao tratar diretamente da obra”. A unidade escolar é uma das 40 reformadas pelo Governo do Estado por meio do Governo Cidadão, que ao final beneficiará mais de 20 mil estudantes em 32 municípios do RN. 



*Por: ASSECOM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br