Lula venceria com facilidade quaisquer adversários, inclusive o atual presidente Jair Bolsonaro que é rejeitado por 54% dos brasileiros. (Foto: Ricardo Stuckert) |
O Instituto Datafolha divulgou na noite desta quarta-feira (12), rodada de pesquisa encomendada pelo jornal "Folha de S. Paulo" com intenções de votos para presidente da República em 2022. A pesquisa trouxe cenários do primeiro e segundo turno, em ambos, liderado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de derrota do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A pesquisa foi realizada entre ontem (11) e hoje (12) em 146 cidades e entrevistou 2.071 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro turno os números foram os seguintes:
- Lula (PT): 41%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
- Sergio Moro (sem partido): 7%
- Ciro Gomes (PDT): 6%
- Luciano Huck (sem partido): 4%
- João Doria (PSDB): 3%
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 2%
- João Amoêdo (Novo): 2%
- Brancos/nulo/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%
O Datafolha também simulou o cenário do primeiro turno com a pesquisa espontânea de votos, isso é, quando o entrevista fala espontaneamente o nome do candidato em que pretende votar em 2022, veja abaixo:
- Lula (PT): 21%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 17%
- Ciro Gomes (PDT): 1%
- Outros: 2%
- Brancos/nulo/nenhum: 8%
- Não sabe: 49%
Quando o cenário é no segundo turno, o embate entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, o petista novamente lidera e voltaria com folga a ocupar a cadeira presidencial com 55% das intenções de votos contra 32% do atual presidente.
Lula também venceria com folga se o seu adversário fosse o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sergio Moro. O petista venceria com 53% dos votos contra 33% do ex-juiz considerado parcial pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em condenações proferidas contra Lula e que o tirou da corrida presidencial de 2018, vencida por Bolsonaro que premiou Moro com o cargo de ministro da Justiça e uma promessa fracassada de uma vaga na Suprema Corte.
Contra João Doria, governador de São Paulo, Lula venceria com 57% dos votos contra 21% do tucano. Doria venceria com uma pequena margem Bolsonaro num eventual segundo turno por 40% contra 39%, caso Bolsonaro confronte o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, também perderá, o presidente teria 36% dos votos contra 48% do ex-governador.
Rejeição
O Datafolha também mediu a rejeição dos possíveis candidatos à presidente da República, Jair Bolsonaro lidera, o atual presidente é rejeitado por 54% dos brasileiros. O ex-presidente Lula é rejeitado por 36% do eleitorado brasileiro, na sequência vem o governador de São Paulo, João Doria com 30%, o apresentador Luciano Huck com 29%, Sergio Moro tem 26% de rejeição e Ciro Gomes tem 24%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário