01 setembro 2018

Lula tem candidatura a presidente barrada no TSE por 6 votos a 1

Decisão da maioria do TSE tira Lula da corrida presidencial no pleito de outubro. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
O ex-presidente Lula (PT) teve sua candidatura à Presidência da República, impugnada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em votação que começou na noite de ontem (31) e se estendeu até às 2h da manhã de hoje (1º).

A maioria dos sete ministros, seguiram o voto do relator ministro Luís Roberto Barroso, que decidiu barrar a candidatura do ex-presidente se baseando na Lei da Ficha Limpa, uma vez que Lula foi condenado em Segunda Instância por um colegiado e assim está inelegível.

Por seis votos favoráveis pela impugnação e apenas um (veja abaixo os votos), a candidatura de Lula que tinha 16 pedidos de impugnação não passou como já era esperado. Na decisão, o relator deu um prazo de 10 dias para que o PT realize a troca de candidato, o vice Haddad deve ser efetivado como o candidato de Lula e Manuela D'Ávila (PCdoB) seguirá como a vice.

Barroso determinou ainda, que o nome de Lula seja retirado da programação das Urnas Eletrônicas, bem como sua proibição no programa eleitoral do partido está vetada. O tempo no rádio e TV da coligação PT/PCdoB/PROS está suspensa até a substituição de Lula por outro candidato.

O ex-presidente Lula, que cumpre 12 anos e 1 mês de prisão, na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, poderá aparecer nas peças de rádio e TV apenas como apoiador do candidato que o substituirá, segundo informações de sua defesa.

A defesa ainda poderá recorrer da decisão no próprio TSE ou no Supremo Tribunal Federal (STF), porém, a defesa informa que ainda estuda se vale a pena recorrer.

Veja como foram os votos de cada um dos sete ministros do TSE:


Contra a candidaturaA favor da candidatura
Luís Roberto BarrosoEdson Fachin
Jorge Mussi
Og Fernandes
Admar Gonzaga
Tarcísio Vieira
Rosa Weber



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br