16 maio 2018

Pedidos de aposentadoria por idade e salário maternidade serão solicitados por telefone ou internet a partir do dia 21

Nova medida vai reduzir filas em postos de atendimento do INSS e análise de pedidos serão automáticos. (Foto: Previdência Social/Divulgação)
A partir do próximo dia 21, quem precisar dar entrada no pedido para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), deverá solicitar os mesmos através da central telefônica 135 (telefone fixo ou celular) ou através do Meu INSS através da internet (computador ou smartphones).

Com a medida, quem precisar inicialmente de um dos dois benefícios mencionados acima, ao invés de agendar uma data para ser atendido (colocando um fim nas filas nos postos de atendimento), receberá o número do protocolo de requerimento diretamente ao ligar ou acessar pela internet, eliminando a etapa do agendamento.

"Agora, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado para ir à agência do INSS", explicou a assessoria de imprensa ao nosso blog.

De acordo com a assessoria, o segurado que possuir suas informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do seu direito ao benefício nos sistemas do INSS, terá a concessão automática do benefício.

"Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido", destacou a assessoria.

Outro benefício que o novo sistema trará é na redução de tempo para análise dos benefícios dando uma resposta mais rápida aos pedidos realizados pelos brasileiros. Outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma em breve.

As novidades não acabam aí, a partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo (quando se ia diretamente à uma agência de atendimento sem um agendamento prévio), agora serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. 

Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo:


  • Alterar meio de pagamento
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Desistir de Aposentadoria
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
  • Pensão por Morte
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Reativar Benefício
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Transferir Benefício para outra Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br