09 abril 2018

Unidade de Saúde São João é referência em teste do olhinho

Exame do olhinho é realizado nas duas primeiras quartas-feiras de cada mês na unidade localizada no bairro do Tirol, em Natal. (Foto: Divulgação/Secom)
Com o objetivo de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira, a Unidade Básica de Saúde São João realiza o teste do olhinho, em crianças a partir do nascimento, até um ano de idade, sendo referência nesse procedimento. 

"O teste do olhinho é de grande importância para a saúde da criança e deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê, antes mesmo da alta da maternidade, pois pode prevenir e detectar diversas patologias oculares, como catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto, retinopatia da prematuridade e até mesmo a cegueira", explica a pediatra da UBS São João, Lécia Mariza Freire Teixeira. 

O teste é realizado na UBS São João nas duas primeiras quartas-feiras de cada mês, no horário das 7h às 8h30, com demanda aberta, sem necessitar de marcação. A capacidade de atendimento é de 50 crianças por dia. O teste deve ser repetido a cada seis meses. 

De acordo com informações da diretora, Analúcia Monteiro, a Unidade de Saúde de São João realizou 250 testes do olhinho em 2017. 

Lécia Mariza solicita aos pais procurar a Unidade de Saúde São João para realizar o teste, caso a criança não tenha feito na maternidade ou se já realizou há seis meses. “Procure a UBS para fazer o teste que é gratuito, indolor, simples e rápido. Em caso de dúvida ligue para 3232-8573”. 

O exame pode ser realizado por um pediatra, porém se for identificado alguma alteração, o bebê deve ser encaminhado ao oftalmologista para a realização de exames específicos. “É importante frisar que o teste deve ser feito o quanto antes, pois em média 60% dos casos que são detectados de imediato, possuem a chance de cura”, concluiu Lécia. 

A Unidade de Saúde São João fica localizada na Avenida Romualdo Galvão, 891, Tirol. 




*Por: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br