18 abril 2018

Miguel Díaz-Canel é indicado oficialmente como único candidato a sucessor de Raúl Castro

Miguel Díaz-Canel já era apontado como o favorito a suceder Raúl Castro. (Foto: AFP)
Miguel Díaz-Canel foi indicado nesta quarta-feira (18) oficialmente como único candidato a sucessor de Raúl Castro na sessão da Assembleia Nacional em Havana.

A proposta está sujeita a uma votação no final do dia pela Assembleia e o resultado será formalmente anunciado na quinta. Questões como essa são geralmente aprovadas por unanimidade ou quase unanimidade.

Civil de 57 anos, Díaz-Canel já vinha sendo apontado como provável substituto de Raúl, o que deve ser oficializado até esta quinta pela Assembleia. O atual mandatário, irmão de Fidel Castro, não aparece na lista de nomes indicados para formar a cúpula do poder cubano.

A sessão começou por volta das 9h desta quarta (10h em Brasília).

Pela primeira vez em quase 60 anos, Cuba será governada por uma pessoa de fora da família Castro. Mas, segundo a EFE, lideranças afirmam que o país não vive uma transição política, mas sim uma troca de geração na cúpula revolucionária.

Veja como é o processo formal de escolha do novo líder cubano:

  • Nesta sessão, 605 deputados eleitos em março assumem a nova legislatura e elegem o presidente da Assembleia Nacional;
  • Em seguida, os deputados elegem o Conselho de Estado, que é formado por: um presidente, um primeiro-vice-presidente, cinco vice-presidentes, um secretário e mais 23 membros;
  • Cada deputado tem o direito de propor 31 nomes para a formação deste conselho. É proposta uma lista feita com base nos nomes apresentados, que então é submetida ao plenário, em voto aberto. Neste momento, os deputados podem sugerir modificações de nomes;
  • Aprovada uma lista com voto aberto, ela é submetida novamente a votação – desta vez, secreta. Quando ocorre a aprovação com voto secreto, está escolhido o Conselho de Estado e, também, o seu presidente – cargo que até o momento é ocupado por Raúl Castro.



Confira abaixo a linha do tempo com a trajetória política de Raúl Castro: (Infográfico G1)








*Por: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br