28 outubro 2019

Manchas de óleo voltam a aparecer em seis praias do RN e duas tartarugas são encontradas mortas

Casos aconteceram neste domingo (27) nos municípios de Parnamirim, Nísia Floresta e Tibau do Sul, todos no Litoral Sul potiguar. (Foto: Reprodução)
O litoral do Rio Grande do Norte voltou a apresentar as manchas de óleo de origem ainda desconhecida durante o fim de semana. A informação foi confirmada pelo Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente).

As praias que registraram manchas foram Tabatinga, Búzios e Camurupim, as três em Nísia Floresta, a Praia do Giz e a Praia do Amor, em Tibau do Sul, além de Pirangi do Norte, em Parnamirim. Os locais afetados passam por limpeza.

De acordo com o Ibama, desde setembro, o estado teve 46 praias manchadas pelo óleo cru. As seis do último fim de semana já haviam sido atingidas em outras datas.

Ainda de acordo com o Idema, são aguardados para hoje (28) os equipamentos de proteção individual (EPIs) que serão repassados aos municípios, com prioridade para os que estão apresentando novos vestígios de óleo.

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram 225 localidades em 80 municípios de 9 estados desde o final de agosto. Os estados em que elas apareceram são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O derramamento criminoso do petróleo cru tem afetado a vida de animais e causado impactos nas cidades litorâneas, afetando reservas, turismo e comunidades pesqueiras. 

Tartarugas marinhas mortas

Duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas e manchadas por óleo neste domingo (27) na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal. Os animais da espécie verde, foram recolhidos pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte).

Já nesta segunda-feira (28) um outro animal da mesma espécie foi encontrado na Praia do Meio, em Natal, mas o animal não apresentava manchas de óleo aparentemente. Com os novos casos, chegou a 14 o número de animais encontrados cobertos por óleo aqui no litoral potiguar, desde o início de setembro, quando as manchas de origem ainda desconhecida começaram a aparecer nas praias do estado. Desse total, 13 eram tartarugas e uma ave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br