29 junho 2018

Estoques dos sangues A+, O+ e O- estão zerados no Hemocentro de Mossoró

Nesta sexta-feira (29) existem menos de 100 bolsas de sangue no estoque do Hemocentro de Mossoró. (Foto: Eciran Targino)
O Hemocentro de Mossoró, no Oeste potiguar, está em colapso no estoque nesta sexta-feira (29). De acordo com a assistente social Eciran Targino, que trabalha na instituição, três tipos de sangue estão totalmente em falta: A+, O+ e O-.

Segundo a assistente social, os tipos em falta são os mais fáceis de serem encontrados, porém, com as festas de São João, pontos facultativos e jogos da Copa do Mundo, as doações diminuiram.

De acordo com Eciran, o ideal é manter uma média de 40 doadores por dia, com o estoque na faixa de 300 bolsas. Atualmente, há apenas 12 ou 14 doadores por dia, o que é muito abaixo do esperado, contribuindo para o colapso. Menos de 100 bolsas de sangue estão no estoque do Hemocentro.

O Hemocentro de Mossoró funciona de segunda a sexta das 7h às 18h30, e no sábado, até as 17h. Ele fica localizado no bairro Aeroporto ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia.

Doação

Podem ser doadoras pessoas a partir de 16 anos, porém menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Quem tem entre 18 e 69 anos deve apresentar um documento com foto.

Existem algumas regras para quem vai doar sangue. O doador tem que estar bem de saúde, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, estar bem alimentado, pesar mais de 50 quilos, não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e não ter fumado nas últimas 2h.

No local ainda será feita uma triagem para saber se a pessoa está apta ou não a doar. Cada bolsa colhe de 400ml a 450ml de sangue. A quantidade é definida na avaliação médica e depende da estatura do doador.

Os homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres só podem doar até três vezes, com intervalo de 90 dias.




*Por: G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br