14 abril 2020

'Mucama safada', diz vice-presidente da Mangueira em ataque racista à Thelma do BBB 20

Thelma Assis, médica anestesiologista, vem sofrendo diversos ataques racistas após decidir votar no participante Babu Santana e não em Rafa Kalimann. (Foto: Reprodução/TV Globo)
A participante do BBB 20, TV Globo, a médica anestesiologista Thelma Assis, sofreu ataques racistas da vice-presidente da Escola de Samba Mangueira, Guanayara Firmino.

Os ataques aconteceram em postagens e comentários feitos por Guanayara, que também é negra, em sua página pessoal do Facebook. Em um post, Guanayara chamou Thelma de safada e de mucama fdp (abreviação de filha da puta), com um fundo repleto de emojis de cocô.

Não satisfeita com seu racismo, a vice-presidente da Mangueira atacou a sister em um comentário na publicação do compositor mangueirense Rodrigo Pinho, que explicava do que é o racismo. "Mucama safada, cheira das sinhazinhas", escreveu Guanayara.

Após uma onda de críticas, Guanayara apagou a postagem que fez em sua página e em outra publicação desdenhou a repercussão negativa. "Alô, você! O que escrevo no meu face escrevo em meu nome. Não escrevo como vice-presidente da Mangueira. Falta de assunto é fogo, viu?", disse.

Guanayara Firmino, vice-presidente da Mangueira, proferiu ataques racistas contra a médica anestesiologista e participante do BBB 20, Thelma Assis. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Ao jornal Extra, Guanayara Firmino, disse através de uma nota que sua postagem foi feita no calor da votação, em que Thelma acabou votando em Babu Santana e não em Rafa Kalimann, e que seus ataques racistas eram o retrato de sua indignação pelo preconceito estrutural do país. Guanayara, voltou a dizer que sua postagem foi assinada em sua página pessoal, para um grupo restrito de amigos, e que não representava qualquer opinião/posicionamento da Estação Primeira de Mangueira ou como membro de sua diretoria.

"Recebi com surpresa a nota sobre uma postagem que fiz logo depois do programa de domingo do 'Big Brother Brasil'. A postagem feita, no calor da emoção após a votação, retrata minha indignação pelo preconceito estrutural do País que faz com que alguém tenha o apelido de 'Babu', de babuíno, porque quando criança era chamado assim, e que faz com que os negros não se protejam e se cuidem quando são alvejados por atitudes preconceituosas como tem acontecido no programa. Quero deixar bem claro que a minha postura veio da indignação que sinto contra preconceitos de qualquer natureza e que a minha postagem foi assinada em meu perfil pessoal, inclusive fechada para meus amigos, não representando qualquer opinião/posicionamento da Estação Primeira de Mangueira ou como membro da diretoria da escola", diz a nota da vice-presidente da Mangueira, Guanayara Firmino enviada ao jornal Extra.

A Mangueira limitou-se a dizer, que a opinião de sua vice-presidente refletia uma opinião pessoal e que a escola é contra qualquer tipo de preconceito. "A Mangueira foi e sempre será contra toda e qualquer forma de racismo".

Como está confinada e nem tem ideia dos ataques que sofreu, coube aos familiares de Thelma responderem os ataques. Por meio de uma resposta via Twitter ao blogueiro das celebridades, Hugo Gloss, o perfil oficial da médica disse, que Guanayara deveria se sentir envergonhada pelo que publicou e não pela repercussão do caso.  "Ela deveria se envergonhar de ter falado e não com a repercussão. A pessoa a frente de uma escola grande, que aborda temas essenciais. Vem, fala um trem desses e diz que a página é dela e ela fala o que quer. Internet não é terra sem lei e eu espero que ela saiba disso", disse.  

Após o perfil de Thelma repercutir os insultos racistas, não apenas da vice-presidente mangueirense, mas de tantos outros racistas, uma mensagem de agradecimento foi publicada seguida de um desabafo. "Hoje tá sendo um dia bem pesado do lado de cá. A energia tá pesada e a vontade de jogar tudo pro alto vem a todo momento. Eu queria agradecer o carinho de vocês pela força e o carinho que vocês nos oferecem! Que tudo volte em dobro pra todos vocês", escreveu o administrador da página.

Veja abaixo os prints com as ofensas racistas de Guanayara Firmino contra a BBB, Thelma Assis:



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br