19 outubro 2019

Dia D contra o sarampo terá 60 pontos de vacinação em Natal

Campanha acontece hoje (19) em todo o Brasil. (Foto: Semuc/Andrezza Mariot/Divulgação)
Neste sábado (19) acontece em todo o país o "Dia D" de vacinação contra o sarampo, e aqui em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a população contará com 60 pontos de vacinação espalhados pelas quatro regiões da cidade.

A campanha teve início as 8h e vai se estender até as 17h. A mobilização tem o intuito de estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. O cartão de vacinação das crianças deve ser levado pelos pais ou responsáveis.

A vacina do sarampo, conhecida como trivalente, além de proteger contra essa doença é imunizadora também dos vírus transmissores da caxumba e rubéola. Essa primeira etapa de vacinação contra o sarampo é destinado aos bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Nos casos em que houve aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa se imunizar novamente.

No período entre 18 e 30 de novembro, ocorrerá a segunda fase da vacinação onde o foco será em com pessoas de 20 a 29 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), todas as unidades de saúde da capital estarão abertas neste sábado para atender ao público alvo dessa primeira fase de vacinação, além de postos fixos localizados na Clínica do Shopping (Midway Mall) e na Clínica Saúde da Família, localizada no cruzamento das avenidas Prudente de Morais com a Bernardo Vieira.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral, altamente transmissível. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas pelo corpo). Passa de pessoa para pessoa através de secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar e falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br