18 março 2019

Ataque em bonde deixa três mortos e cinco feridos na Holanda; suspeito foi preso

Um ataque terrorista não foi descartado por autoridades holandesas, mas razão permanece desconhecida. (Foto: Robin van Lonkhuijsen/ANP/AFP)
Um homem efetuou disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (18). Três pessoas morreram. À tarde, a polícia prendeu o principal suspeito de envolvimento no crime: o turco Gökmen Tanis, de 37 anos. As motivações do ataque ainda são desconhecidas.

Os tiros começaram por volta das 10h45 (6h45, em Brasília), na Praça 24 de Outubro, no centro de Utrecht. No local, há uma parada de bondes. Cinco pessoas ficaram feridas – três delas em estado grave, segundo o prefeito da cidade, Jan van Zanen.

Tanis foi preso em uma série de operações da polícia local em residências e prédios de Utrecht. Ele aparece em uma imagem, aparentemente capturada por uma câmera de segurança de um bonde, vestindo casaco azul. O vídeo foi gravado às 10h41, ou seja, quatro minutos antes do relato dos tiros.

O turco Gökmen Tanis, de 37 anos, foi apontado pela polícia holandesa como o responsável pelo ataque. (Foto: Reprodução/Twitter Politie Utrecht)

Segundo o procurador Rutger Jeuken, Tanis já foi preso anteriormente – as autoridades não revelaram por qual motivo. O coordenador nacional para Segurança e Contraterrorismo da Holanda, Pieter-Jaap Aalbersberg, afirmou que "não se pode descartar a motivação terrorista".

De acordo com a agência holandesa NOS, pessoas conhecidas de Tanis disseram que ele tinha problemas psicológicos e um "problema familiar".

No início, tanto a polícia holandesa quanto o prefeito haviam informado que nove pessoas ficaram feridas, mas a polícia corrigiu o balanço.

Alerta máximo

Após o tiroteio, a praça 24 de Outubro foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas.

As autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) na província de Utrecht – número que foi baixado logo depois da prisão de Tanis.

As escolas foram orientadas a fechar suas portas, e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.

Há, ainda, policiais em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.

O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente.

A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.

Pai de suspeito pede punição, diz agência

Mehmet Tanis, pai de Gökmen, disse à agência turca DHA que quer que o filho seja punido caso se confirme que ele realmente é o autor do ataque.

De acordo com a imprensa turca, a família do suspeito é de Yozgat, no centro da Turquia. Mehmet disse à DHA que ele retornou à Turquia em 2008 depois de se divorciar de sua esposa, que ficou com seu filho Gokmen na Holanda, para onde haviam emigrado juntos.

Ele se casou novamente e agora mora na província de Kayseri, no centro da Turquia. "Não existe diálogo, não tenho contato com meu filho há 11 anos. Não nos falamos desde 2008", declarou Mehmet Tanis. "Ele não tinha uma atitude agressiva, mas faz 11 anos desde então. O que aconteceu, o que ele viveu? Eu não sei", acrescentou.

Segundo a agência Reuters, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que a agência de inteligência turca também investiga se o atentado teve motivações pessoais ou terrorismo.






*Por: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br