11 setembro 2018

PT tem até às 19h de hoje para indicar substituto de Lula na corrida presidencial

Prazo de dez dias para substituição de Lula na corrida eleitoral se encerra às 19h dessa terça-feira. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Termina às 19h, horário de Brasília, o prazo dado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) após a impugnação da candidatura do ex-presidente Lula, para que a coligação PT/PCdoB/PROS indicarem o substituto do ex-presidente à corrida presidencial de outubro, com o risco da coligação ficar fora do pleito, além de ter seu tempo no rádio e televisão redistribuído entre os demais partidos.

O adiamento chegou a ser protocolado pela defesa de Lula no TSE, eles pediam para o prazo se estender até a próxima segunda-feira (17), mas o pedido foi negado pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.

Há outros dois pedidos no Superior Tribunal Federal (STF), sob responsabilidade do ministro Celso de Mello, em que a defesa tenta reverter a decisão do TSE e assim manter a candidatura do petista à Presidência da República.

O PT, juntamente com o PCdoB e PROS, devem confirmar Fernando Haddad, atualmente candidato à vice, como substituto de Lula e sua vice passaria a ser Manuela D'Ávila, que chegou a ser anunciada como candidata à presidente pelo PCdoB, mas acabou declinando para ficar a disposição em uma eventual cassação de Lula, o que acabou se confirmando.

Para tentar reverter a decisão proferida pelo TSE no STF, a defesa argumenta que há um entendimento do Comitê de Direitos Humanos da ONU assegura a Lula o direito de concorrer, que a lei assegura a Lula concorrer "sub judice", ou seja, pendente, até uma decisão final sobre a candidatura e que Lula não teve direito a ampla defesa no julgamento que o condenou em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

+ LIDAS

CONTATOS

Sede: Rua Tarauca, 240 – Conjunto Santarém – Potengi – Natal – RN – Cep. 59124-550

Redação e Comercial: (84) 98177-1709 - contato@rodrigoklyngerr.com.br